segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Prazo de Validade do Arroz


Não há nenhuma maneira precisa de afirmar a vida de prateleira de quaisquer itens alimentares. Há muitos fatores que determinam a vida útil dos alimentos. Além disso, embora afirmando a vida de prateleira, é imperativo para contá-lo a partir do dia em que o alimento chega ao usuário final e não a partir da data de fabrico. A razão é que, muito tempo é gasto no transporte de bens e sua distribuição. A vida útil de alimentos secos, como grãos, cereais é melhor do que frutas, legumes ou carne. No entanto, o estado dos alimentos, enquanto compra também importa muito. O arroz é um alimento que tem uma vida útil consideravelmente longo, desde que você guarde-o adequadamente. Dependendo dos factores de armazenamento, pode variar entre 1 ano a 30 anos!

O que é a vida útil do Arroz?

A vida de prateleira de arroz depende de um número de factores. Os factores de armazenamento diferentes que influenciam a vida de prateleira de arroz são como se segue:

Temperatura

A temperatura é o fator de armazenamento mais crucial, que decide a vida de prateleira de arroz. Idealmente, o arroz deve ser armazenado a 70 º C, em local fresco e seco. De acordo com as diretrizes do departamento cada gota 5,6 graus C na temperatura, duplica a vida útil de alimentos secos, como arroz. Da mesma forma a cada 5,6 grau C de aumento na temperatura reduz pela metade a vida útil de arroz.

Conteúdo de Umidade

O menor teor de umidade do arroz, o melhor suas chances de ter uma vida útil longa. O arroz tem cerca de teor de humidade de 10% na mesma. Idealmente, você deve remover toda a umidade do arroz, se desejar armazená-lo por um longo tempo. No entanto, isto não é praticamente possível, por conseguinte, assegurar que o conteúdo de humidade do arroz é mínimo. Umidade promove o crescimento de larvas de insetos, o que torna o arroz comestível, mesmo que não é 'ruim' no sentido real. Colocar gelo seco em que o arroz recipiente contendo ajuda a absorver o excesso de humidade do arroz.

Atmosfera dentro do Container

Arroz deve ser armazenado em recipientes que são livres de oxigênio. Oxigênio cria condições favoráveis ​​prósperas para todo o tipo de formas de vida. Mesmo os recipientes hermeticamente fechados que estão disponíveis no mercado não asseguram 100% de oxigênio do ar livre. Pacotes absorvente de oxigénio são uma opção mais fiável como eles impedir completamente a entrada de oxigénio no recipiente de armazenamento.

Os recipientes de armazenamento

O material do recipiente de armazenamento também determina a vida de prateleira de arroz. Os recipientes de armazenamento que são adequados para o armazenamento de arroz para maior vida de prateleira são # 10 latas, baldes de armazenamento de alimentos, metal seláveis ​​qualidade selável alimentos ou tambores de plástico. Sacos plásticos, sacos de papel são, definitivamente, não é uma boa opção, se você deseja armazenar o arroz para uma longa duração.

Leia mais em:

* Armazenamento alimentar a longo prazo e Orientação de Segurança

* Prazo de validade de produtos enlatados

Prazo de validade do arroz também depende da variedade de arroz. Por exemplo, a vida de prateleira de arroz branco, armazenado sob condições médias é de 18 a 24 meses, enquanto que a vida de prateleira de arroz castanho armazenados na mesma condição é de 6 meses só.

Nenhum comentário:

Postar um comentário